Pular para o conteúdo principal

Filmes




Ensaio sobre a cegueira – O filme “... uma reflexão a cerca da vida...”

O que é ser cego? O que significa estar cego? Perguntas que parecem irrelevantes e, até certo ponto, bobas de acordo as perspectivas comuns às quais olhamos o mundo ao nosso redor. Porém quando observamos estas questões por outros ângulos, nos afastando um pouco do consentimento comum do que é ser cego ou do que significa a palavra cegueira, abrimos as portas a um novo entendimento a cerca da realidade, do que somos e de como nos relacionamos com o mundo.

A capacidade de ver algo com “novos olhos” é crucial para o nosso desenvolvimento intelectual e emocional. Perceber algo de uma maneira diferente, fazer uma nova leitura daquilo que já conhecemos nos ajuda a construir o novo em nós, a nos modificar-nos.

Ensaio sobre a cegueira, filme baseado no livro de mesmo título do escritor português José Saramago, levanta, no decorrer de sua trama, uma série de questões sobre a alma humana: nossos instintos, medos, desejos, crenças; nossa capacidade de perceber o outro e a nós mesmos. São reflexões nada habituais, porém que o filme nos coloca de uma maneira brilhante através das situações vivenciadas pelas personagens.

O próprio fato de nos imaginarmos sem a possibilidade de ver já é algo, um tanto quanto, assustador. Ainda mais se somarmos a esta situação uma multidão de pessoas vivendo o mesmo problema. Este representa o ambiente da história que se desenrola ante nossos olhos (parece até irônico dizer isso, né). Durante toda a trama vemos as personagens passando por distintos processos emocionais: medo, tristeza, desespero, comoção e, por incrível que pareça ante toda essa situação, felicidade.

O final é algo fantástico, surreal! Lógico que não contarei, mas é algo muito bem pensado, construído com uma destreza incrível. A trilha sonora não fica atrás: foi toda composta por um grupo do nordeste brasileiro chamado Uakti. Eles têm mais de 20 anos de estrada e apenas se utilizam de instrumentos feitos por eles mesmos.

Enfim, o filme é ótimo em todos os sentidos; não só pela trama, mas também pela atuação dos atores, pela fotografia, pela trilha sonora e principalmente pelas questões que levanta. Questões essas, que podemos sintetizar em uma só: qual é a nossa capacidade de perceber a vida? Todas as personagens já têm uma visão formada de suas próprias vidas e não conseguem mais perceber as coisas além de seus próprios problemas, suas infelicidades, suas dores. Como diria Shakespeare: “Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos...”.

A vida nos arrasta por muitos caminhos, muitas estradas; coloca-nos ante uma série de situações que ao longo do tempo vão minando a nossa capacidade de percebê-la de uma maneira nova. Estamos tão acostumados a apegar-nos àquilo que nos faz mal, que não conseguimos mais perceber aquilo que temos de bom: as pessoas, o que sentimos por elas, os momentos de prazer que elas nos proporcionam e vice-versa. Pequenas coisas do cotidiano e que ao longo do tempo constroem a nossa própria história, a nossa própria trama pessoal com todos esses eventos que essa personagem chamada mim mesmo tem que viver para descobrir a si mesmo, para conhecer a si mesmo.

Bom, o que quero dizer com tudo isso é que recomendo esse filme a todos. É uma ótima opção de entretenimento!!!

Comentários

  1. Muito prazer, Otário!
    O meu nome é Hebe a que atenta.
    Acho que falamos a mesma linguagem: Aquela contruída por nos mesmos, pela observação do que
    acreditamos ser nesse espaço vida.
    Eu atento!
    Um beijo estalado, Otário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

7 de setembro

Tão iguais - Dead Fish Eu grito pelo meu país Que finge, Os absurdos tão normais Onde estou. Eu desejei o teu lugar Quis agir da mesma forma Aqui todos são iguais! Impunidade usada pra vencer Comprada com seus votos E sua omissão Legislar ou pedir pão Não seja tão honesto Ou irá morrer! Se resignar e aceitar, Se eles são apenas dez? Não terá o seu quinhão Tão sujo quanto o deles Normalidade! Senso Comum! (Me lembro com se fosse ontem do meu pai me falando preu estudar pra ser alguém na vida. E disse coisas sobre o caso era aracelli e ana angélica, dizia que não ia dar em nada, lembro dos seus discursos sobre honestidade, de como deverímamos ser e agir) Eu desejei este lugar, Quis agir da mesma forma, Aceitar os mais iguais! Eu desejei o meu lugar, Vou agir da minha forma, Quero coisas mais reais! (Tempos depois o meu velho se foi e descobri que saber não bastava...) Tente conceber! Tente Vislumbra! Que é tão igual quanto os Que odeia! Tu

Poemas

O céu Era a flor diante do sujo Era o silêncio se opondo ao barulho inevitável das almas que dançam o sempre e o sempre é o que o separam... Era o dia e o instante, o perto e o distante... aqui do chão parece imperceptivo, mas é o que nos lembra que tudo é pequeno Nossos olhos Nossos olhos, coitados, não sabem nada... gritam em nossa imaginação, constroem estradas. Buscam aninhar-se em berço próspero, mas o que vêm de nossa arquitetura, esbarra no delírio aflito de nossos corações... Nos vimos Vimo-nos de longe, distantes, por entre auroras obscuras Vimo-nos sem tempo, porque o tempo o perdemos Olhamo-nos cara à cara, mas não nos reconhecemos... Olhares confusos, perdidos... No porquê do tempo No porquê do tempo estão as respostas que vivem a se esconder de nós Nas horas imprecisas de diálogos extenços às vezes bobos e sonolentos estão nossos segredos... Tão obscuros, que nem nós os sabemos, escapam de nosso